Por que a tripulação pede aos passageiros para ativar o modo avião

Você deve sempre colocar o telefone no modo avião por segurança.

Se você já esteve em um voo pelo menos uma vez na vida e prestou atenção nas instruções de segurança, com certeza pode ter ouvido a tripulação pedindo para você desligar seus dispositivos ou ativar o modo avião. Isso inclui todos os smartphones, tablets e laptops.

Embora a tecnologia avance, a necessidade do modo avião contina.

Antes da invenção dos dispositivos inteligentes, os telefones precisavam ser completamente desligados durante um voo. Após a introdução dos dispositivos móveis modernos, os passageiros agora podem optar por ativar o modo avião ou voo. Embora soltar a barra de tarefas e clicar no ícone da aeronave seja bastante simples, os usuários agora podem pedir à Siri ou ao Google Assistant para fazer isso por eles. Mas com a tecnologia chegando tão longe, por que a tripulação ainda pede aos passageiros que ativem o modo avião?.

 

Os efeitos da comunicação sem fio

Houve muitos relatos de tripulações de voo de dispositivos sem fio causando interrupções no funcionamento do piloto automático da aeronave e mau funcionamento de outros sistemas críticos. Em 1992, a Federal Aviation Administration (FAA) solicitou à Radio Technical Commission for Aeronautics (RTCA) que investigasse a interferência de dispositivos móveis, mas esta não encontrou nenhuma evidência tangível. No entanto, ainda sugeriu restrições ao uso de telefones durante os voos.

 

 

Como tal, as regras de uso do dispositivo estão mais relacionadas à interferência nas redes terrestres. O modo avião evita que seu telefone interfira nos dispositivos de comunicação eletrônica e nos rádio-altímetros do avião. Os sistemas de comunicação e ainda alguns sistemas de navegação da aeronave utilizam sinais de rádio do solo. Esses sinais podem ser suscetíveis a interferências de telefones celulares e tablets, pois usam as mesmas frequências.

Por causa disso, um telefone celular pode captar inadvertidamente um sinal, causando diafonia ou interferência de canal adjacente. O mesmo é evidente quando você está ouvindo rádio no carro e não consegue ouvir a transmissão com clareza porque o sinal de outra estação de rádio interfere nela. Por questões de segurança, os pilotos precisam de comunicações claras, e uma chamada telefônica errônea em seu celular pode comprometer isso.

Uma vez no modo avião, seu telefone irá parar de receber sinais de rádio, mensagens de texto, chamadas, acesso a páginas da web e e-mail. Mensagens de texto ou outros dados já baixados e informações armazenadas ainda estão acessíveis.

Preocupações em torno do 5G

Configurar seu telefone para o modo de voo é ainda mais crítico hoje em dia, pois os provedores de serviços estão mudando para a tecnologia 5G. Com o 5G, mesmo que os aviões voem a mais de 30.000 pés (10.000 metros), os sinais gerados pelas antenas terrestres podem interferir nos rádio-altímetros da aeronave. Durante a descida para o pouso, num procedimento de aproximação final de precisão, a interferência de um dispositivo móvel pode comprometer esse processo delicado e crítico fazendo com que as indicações de distância do solo e aeronave não sejam confiáveis.

Isso tem pouco a ver com o uso do telefone, mas mais com as torres de celular. Recentemente, a Federal Communications Commission (FCC) deu luz verde aos provedores de serviços para instalar torres 5G perto dos aeroportos dos EUA, levantando preocupações sobre interrupções nos voos. No entanto, isso não é um problema para aeronaves cujos rádio-altímetros são protegidos contra interferência 5G.

Agora você pode estar se perguntando por que é possível ter WiFi a bordo se os sinais podem interferir nos dispositivos de comunicação e altímetros. A resposta é simples; O Wi-Fi a bordo é fornecido por satélites, não por antenas no solo. Você deve ter notado que a ativação de outros serviços, como Bluetooth e WiFi, ainda é possível enquanto o modo de voo está ativado.

E se eu esquecer de ativar o modo avião?

Obviamente, vários voos ainda decolam e pousam com segurança com passageiros que não ativaram o modo avião, mas existe a possibilidade de isso mudar para usuários do Android. De acordo com a Android Authority, o Google está desenvolvendo um recurso ‘Connect Flight Mode’ que permite que os smartphones mudem automaticamente para o modo avião após embarcar em um voo.

Conclusão, embora as chances de você causar a queda do avião sejam bem remotas, você não vai querer arriscar. No final das contas, todos os regulamentos de voo visam garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, por isso é sempre melhor cumpri-los.

 

Leandro Araujo.