A nova companhia aérea Brasileira – Ita Transportes Aereos está contando os dias para o início das operações comerciais. Além disso, a companhia aérea ainda espera receber seus três primeiros Airbus A320 e fazer seu voo de certificação pela Autoridade de Aviação Civil Brasileira (ANAC). Então, quando vai começar a voar?

Temos um encontro

Em seu site, a Ita Linha Aéreas divulgou uma contagem regressiva para a data de entrada em operação. Em 19 de janeiro, ainda temos 59 dias pela frente. Isso significa que a companhia aérea planeja fazer seu primeiro vôo em 19 de março de 2021.

Nesse ínterim, a companhia aérea ainda precisa concluir muitos processos antes da data de lançamento. Por exemplo, ainda está treinando e contratando sua equipe administrativa, segundo a mídia local Aeroin.

A companhia aérea também anuncia diversas oportunidades de emprego. Por exemplo, procura diferentes técnicos e operadores de manutenção, bem como gerentes e supervisores de aeroportos.

Ita é uma das duas start-ups brasileiras que planejam operar voos em 2021. A outra é a Nella Linhas Aéreas, uma transportadora regional de menor porte que usaria aeronaves ATR.

Em vez disso, a Itapemirim planeja perturbar o mercado de aviação no Brasil. Mas, para isso, Itapemirim precisa de uma frota forte. O que sabemos sobre seus aviões?

Ita vai operar uma frota baseada no Airbus. Foto: Ita Transportes Aereos.

A chegada da primeira aeronave está um pouco atrasada

Segundo o CEO da companhia aérea, Tiago Senna, a Ita Transportes Aéreos deveria receber sua primeira aeronave no dia 8 de janeiro. Isso não aconteceu.

A Ita já assinou Carta de Intenções para adquirir até dez Airbus A320. Esses dez aviões não são novos, já que todos já operaram com outras operadoras como a Turkish, IndiGo e Vueling.

Seus três primeiros aviões, com registros OE-IKJ, EC-LQK e TC-JUG, já estão estacionados na Espanha. Apenas EC-LQK (que operava anteriormente com a Vueling) voou nas últimas semanas. De acordo com FlightRadar24.com, ele voou pela última vez em 29 de dezembro.

De acordo com a mídia local, a expectativa da companhia aérea é fazer seu vôo de certificação com a ANAC em fevereiro. Portanto, Ita ainda não tem pressa em receber sua primeira aeronave, embora esperemos que ela chegue em breve.

Os aviões terão configuração de duas classes, com 168 assentos. Ele terá nove fileiras da Comfort Class, com uma distância entre os assentos de 34 polegadas, e uma Classe Econômica com uma distância entre os assentos de 31 polegadas.

O mercado brasileiro é dominado por três operadoras: GOL, LATAM Brasil e Azul. Foto: Melhores Destinos

Para onde vai voar?

Tiago Senna disse recentemente em entrevista à Melhores Destinos que seu primeiro vôo seria entre Vitória e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Ele adicionou:

“Escolhemos Vitória para começar, pois a sede do grupo Itapemirim fica no Espírito Santo e recebemos um apoio importante do governo de lá. Mais do que isso só iremos divulgar perto do início dos voos.”

Além disso, a Ita Transportes Aéreos já selecionou 17 destinos domésticos em todo o Brasil. Infelizmente, o mapa da rota ainda não é público. Senna acrescentou que a companhia aérea vai operar cerca de 3 mil voos por mês.

A Ita Transportes Aéreos pode começar a operar rotas internacionais para países vizinhos, como Argentina ou Chile, a médio prazo. Mas o primeiro objetivo é estabelecer uma presença nacional no Brasil.

A Ita Transportes Aéreos espera suprir uma necessidade do mercado brasileiro de aviação. Desde o fim das operações da Avianca Brasil, o país teve apenas três grandes players: Azul, GOL e LATAM. Essas três operadoras controlam mais de 95% do mercado doméstico.

Você espera que a Ita Transportes Aéreos tenha sucesso? Deixe a gente saber nos comentários.

 

 

Leandro Araujo.