A GOL Linhas Aéreas não fará mais salvas de canhão d’água, substituindo-as por uma prática digital mais sustentável.
Adeus canhões d’água…
O ritual do batismo é uma tradição mundial utilizada para celebrar uma nova rota, homenagear a tripulação, como na aposentadoria dos comandantes, ou até mesmo na chegada de um novo modelo de aeronave. Assim que o avião pousa na pista do aeroporto, dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água que formam um arco ao redor da aeronave, e ela é considerada batizada. Na maioria das vezes, o batismo é feito com água de reúso.
Mesmo assim, a GOL busca realizar esses batismos de forma mais sustentável. Loraine Ricino, Diretora de Marketing, Comunicação, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL Linhas Aéreas, disse:
“Apesar da bela imagem gerada pelo batismo, que atrai curiosos fotografando o momento, são utilizados cerca de 3 a 5 mil litros de água por ação. A GOL, que busca ser referência em aviação sustentável no país, decidiu abolir o uso da água em suas comemorações, inovando com uma forma virtual de comemoração, com o desejo de que a água tenha destinos mais úteis.”
Um batismo “Instagramável”
Em vez de usar a tradicional saudação de canhões d’água, o batismo, a GOL está se voltando para as redes sociais, para ser mais preciso o Instagram.
A GOL criou um filtro para o Instagram chamado “Batismo Sustentável”, que pode ser visto e obtido na conta oficial da companhia aérea no Instagram (@voegoloficial). O usuário aponta a câmera para a aeronave, um jato de água virtual aparece e tudo o que você precisa fazer é tirar a foto. Outra opção é apontar a câmera para um local plano, e aparece uma aeronave 3D com o jato d’água.
Ao lançar esse filtro, a companhia aérea brasileira busca implementar um novo procedimento que contribua para reduzir seu impacto no clima e na natureza.
A frota de entrada da GOL
A GOL Linhas Aéreas terá muitas oportunidades para implantar seu mais novo filtro de Batismo Sustentável nos próximos anos. A companhia aérea brasileira tem um dos maiores pedidos, ainda não atendidos, da América do Sul e o maior da Boeing na região.
De acordo com o banco de dados ch-aviation, a GOL tem um pedido de 100 aeronaves Boeing 737 MAX 8, dos quais ainda deve receber 71.
No final do ano passado, a GOL anunciou a aceleração da transformação de sua frota ao assinar acordos para 28 aeronaves MAX 8 adicionais. A GOL encerrou 2021 com 28 unidades Boeing 737 MAX (22% da frota total). Este ano espera aumentar até 44 aeronaves MAX (representando 32% da frota total).
Você acha que mais companhias aéreas deveriam abandonar as tradicionais saudações de canhão de água e optar por novas maneiras de comemorar certos marcos? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!