A Delta Air Lines irá adquirir o Airbus A350 da holding sul-americana LATAM. A notícia chega quando a Delta anunciou a compra de 20% da companhia da Oneworld. Simultaneamente, a American Airlines anunciou que não ampliaria sua parceria com a LATAM, dada a notícia.
A LATAM é uma holding de companhias aéreas chilenas. Foi fundada em 2012, quando as companhias aéreas LAN e TAM foram fundidas. Agora, os relacionamentos da companhia aérea devem se expandir, já que a Delta anunciou que comprará uma participação de 20% na LATAM, aguardando aprovação regulatória. O acordo inclui a transferência de 14 aeronaves Airbus A350, entre outras coisas.
Transferência do Airbus A350
Para mim, o destaque deste acordo é, sem dúvida, a transferência de Airbus A350 da LATAM para a Delta. Vamos dar uma olhada em como as coisas estão atualmente nas carteiras de pedidos da Airbus. Em 31 de agosto, as encomendas da Airbus mostram um total de 50 Airbus A350 encomendados pelas duas empresas.
A Delta Air Lines encomendou 25 Airbus A350-900, dos quais 13 entregues e operacionais. Enquanto isso, a LATAM também tem 25 A350 encomendados. Isso consiste em 17 A350-900s e 8 A350-1000s. Desses pedidos, 12 (doze) -900 foram entregues, enquanto sete estão operacionais.
No entanto, embora o número total de Airbus A350 pedidos não seja alterado no momento, sua distribuição será alterada. A Delta deve levar quatro do Airbus A350 existente da LATAM. No entanto, o que é mais interessante é que a Delta “concordou em assumir o compromisso da LATAM de comprar 10 aeronaves A350 adicionais a serem entregues a partir de 2020 até 2025”.
E o resto do acordo?
Obviamente, o acordo entre a Delta Air Lines e a LATAM não se resume apenas aos Airbus A350. A Delta Air Lines investirá US $ 1,9 bilhão em uma participação de 20% da LATAM. A companhia aérea americana diz que isso custa US $ 16 por ação.
Além disso, a Delta também disse que contribuirá com a soma de US $ 350 milhões para ajudar a criar uma parceria estratégica entre ela e a LATAM. Por fim, como parte do acordo, a Delta receberá representação no conselho de administração da LATAM. Como sempre, o acordo anunciado está sujeito à aprovação dos reguladores relevantes.
Ed Bastian, CEO da Delta, disse sobre a parceria:
“Esta parceria transformadora com a LATAM reunirá nossas principais marcas globais, permitindo-nos oferecer o melhor serviço e confiabilidade para os viajantes de, para e nas Américas”.
Enquanto isso, o CEO da LATAM, Enrique Cueto Plaza, disse:
“Essa aliança com a Delta fortalece nossa empresa e aprimora nossa liderança na América Latina, fornecendo a melhor conectividade através de nossas redes de rotas altamente complementares”.
O que você acha dessa nova parceria entre as companhias aéreas? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários.