Diante de tantos percalços em nossa rotina, como sempre se manter encorajado?

Eis aqui um cenário que vai lhe parecer bem familiar: primeiramente, você tem um objetivo interessante em mente. Então, você faz a sua lição de casa corretamente e depois devido a isso, imagina que está amplamente preparado… porém, as coisas simplesmente não dão certo. Provavelmente essa série de fatores lhe fez ter a certeza que estava fazendo tudo certo de forma impecável, entretanto, não passou na sua cabeça que você estava mal-informado, e com isso, gastou toda a sua energia de forma errada. Ou seja, todo o seu planejamento que achava estar perfeito simplesmente não funcionou. Isso tudo, após você varar noites e noites, pensando que iria obter resultados.

Estes serão os momentos cruciais em que você terá que se transformar no seu o próprio líder de torcida. Existem duas maneiras de como sempre se manter encorajado para prosseguir com seus projetos e planos.

1. Assuma a total responsabilidade pela oportunidade perdida ou pelo equívoco.

Aprenda que, embora você tenha feito a melhor apresentação possível, seu cliente queria, na verdade, uma maneira diferente. Esteja preparado para as frustrações e decepções que acontecem de vez em quando, pois, muitas dessas oportunidades perdidas irão apenas lhe preparar para aproveitar as próximas.

Perceba que ao longo do percurso você coleta experiência e informações valiosas que lhe auxiliarão nas alterações necessárias das próximas oportunidades. Você vai conseguir fazer as mudanças que farão toda a diferença. Estude seus erros e aprenda com eles. Em vez de insistir em cometer sempre os mesmos erros, simplesmente os reconheça. Lembre-se que acima de tudo, você é inteligente!

 

2. Lembre-se de que você fica cada vez melhor.

Não abaixe a cabeça, nem se abale pois é a próxima oportunidade que importa, não a última. A última terá apenas sua importância para aprendizagem, pois, você precisa aprender com as oportunidades perdidas e estar preparado para as oportunidades futuras, porque serão as próximas lhe darão a hipótese de mostrar que você realmente aprendeu com seus erros. Você pode fazer melhor da próxima vez. Você só tem que continuar praticando.

Se você já tem em mente o que deu errado da última vez e o que não ficou legal na sua apresentação ou o que não funcionou, simplesmente não repita os mesmos na próxima vez. Caso tenha descoberto porque não fechou o contrato desta vez consequentemente por não ter todos os elementos e informações, tenha todas as peças e informações necessárias na próxima vez. Não se arrependa por isso tudo, faça uma análise, uma reflexão no propósito de descobrir onde você errou e o que ficou faltando.

 

Ebook Guia Definitivo Alex Moraes

“Quando você perde uma oportunidade, seja por despreparo ou por um contratempo, a visão dos seus objetivos não podem ser perdida. É fundamental que você se recomponha imediatamente e retorne a sua trajetória.”

3- O Auto Encorajamento é a peça principal

Você tem que se animar. Você precisa ser seu próprio líder de torcida, porque você não pode cometer o erro de ficar esperando que outra pessoa apareça para te animar. É necessário e fundamental a auto-confiança. Tenha fé e acredite na sua capacidade de descobrir o que funciona e o que não.

Você terá que visualizar e se encorajar com os sucessos que estão por vir. Quando você perde uma oportunidade, seja por despreparo ou por um contratempo, a visão dos seus objetivos não podem ser perdida. É fundamental que você se recompor imediatamente e retorna a sua trajetória.

Há um velho ditado entre os vaqueiros que diz: “Ao cair de um cavalo sete vezes é que você se torna um verdadeiro vaqueiro”. Se você cair de um cavalo, volte imediatamente. Não se afaste de suas disciplinas, volte para elas. Se manter sempre encorajado é questão de hábito, não se desapegue destes, mantenha-os sempre.

Pode ser difícil ou até mesmo um pouco assustador e desanimador, porém, volte sempre para o seu cavalo. Mantenha sua determinação viva e ativa. Anime-se para a sua vitória.