A companhia aérea deixará de operar todos os 737-800 a partir de amanhã.

Hoje cedo, um Boeing 737 operado pela China Eastern Airlines caiu em uma região montanhosa da China enquanto voava entre Kunming e Guangzhou. O avião transportava 132 pessoas no total – 123 passageiros e nove tripulantes. O avião caiu no condado de Teng, Wuzhou, Guangxi, causando um incêndio florestal. O fogo foi rapidamente controlado.

De acordo com a agência de notícias chinesa Yicai, a China Eastern disse agora que irá groundeiar todos os seus Boeing 737-800 a partir de amanhã. A companhia aérea disponibilizou um telefone de atendimento de emergência para familiares e amigos da tripulação e passageiros. Expressou suas profundas condolências aos passageiros e tripulantes que estavam a bordo do voo.

O relatório cita uma declaração da China Eastern que diz:

“Ainda não está claro se a causa do acidente está relacionada à aeronave, mas por questões de segurança, a empresa decidiu suspender a operação de todas as suas aeronaves 737-800 a partir de amanhã, e o tempo de recuperação ainda não foi determinado.”

A aeronave em questão não é o Boeing 737 MAX, mas sim o 737 NG, um modelo anterior ao MAX. O 737-800 é um dos aviões mais seguros do mundo, com mais de 7.000 aeronaves entregues e apenas 11 acidentes fatais. O avião da China Eastern também não era velho, com apenas 6,8 anos, de acordo com ch-aviation.com.
No total, a China Eastern opera 107 aeronaves do mesmo tipo. Juntamente com estes, também voa cerca de 39 737-700s da mesma geração, mas nenhum movimento foi feito para removê-los de serviço. As rotas que antes eram operadas pelo 737-800 passarão para um outro tipo de aeronave, potencialmente será a sua grande frota de jatos da família Airbus A320.

 

Cancelamentos começam a surgir.

Em sinal de respeito às vítimas do acidente e suas famílias, o site em chinês da China Eastern ficou preto e branco hoje cedo. Mas isso não foi suficiente para evitar cancelamentos em massa que atingem a transportadora após o trágico acidente. A Bloomberg informa que, para o restante de segunda e terça-feira, a taxa de cancelamento da companhia aérea está em torno de 82%.

Por enquanto, o serviço entre Kunming e Guangzhou foi completamente suspenso, com os ingressos não mais disponíveis para compra. O presidente da China, Xi Jinping, pediu que os esforços de resgate prossigam com pressa, no entanto, não parecer haver sinais de sobreviventes.

Imediatamente após o acidente, o Destacamento de Resgate de Bombeiros da Cidade de Wuzhou enviou 23 caminhões de bombeiros e 117 bombeiros e equipes de resgate para o local. Pouco tempo depois, o Corpo de Bombeiros e Resgate de Guangxi despachou cerca de 538 equipes de resgate de Nanning, Liuzhou, Guilin, Beihai, Yulin, Hezhou, Laibin e Hechi Destacamento para reforçar.

 

 

 

O Hospital Popular do Condado de Teng informou ter enviado uma série de equipes médicas e veículos para o local para participar do resgate também. Os funcionários do hospital foram colocados em prontidão. No entanto, várias horas depois, nenhum hospital na área havia recebido nenhum paciente. Um repórter da mídia local ligou para várias instalações, incluindo o Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Tengxian e o Centro de Saúde Central do município de Teng County, mas nenhum relatou nenhuma chegada.

Sites de rastreamento de voo e CCTV da área local indicam que o 737 desceu em um ângulo quase vertical, com o nariz para baixo. Provavelmente levará algum tempo até que os investigadores possam emitir qualquer tipo de conclusão sobre a causa do acidente.

 

 

Leandro Araujo.