Em janeiro de 2019, a nova startup de David Neeleman, a Moxy Airways, firmou um pedido de 60 Airbus A220-300s. Esses A220 entrarão em operação em 2021. Isso significa que faltam apenas dois anos para a Moxy Airways começar a voar nos Estados Unidos.

Moxy

Moxy é a mais recente companhia aérea de David Neeleman que anteriormente trabalhou com a JetBlue, Azul e TAP Portugal. Todas as três companhias são consideradas grandes clientes da Airbus. Em cada caso, Neeleman conseguiu visualizar e acertar a necessidade do mercado. Com a sua vasta experiência e um case de sucesso, é bem provável que a Moxy também decole e tenha muito sucesso.

A Moxy está sendo projetada para preencher uma lacuna no mercado. Em vez dos sistemas tradicionais de hub-and-spoke, a Moxy fará rotas point-to-point. A maioria dessas conexões será para aeroportos de médio porte nas principais áreas metropolitanas dos EUA. Na maioria dos casos, muitos aeroportos mencionados como potencial destinos da Moxy, são atualmente muito mal atendidos pelas atuais companhias americanas.

Por que Neeleman quer dar início à Moxy

As quatro gigantes americanas (Big ones): American Airlines, Delta, United e Southwest representam mais de 80% do mercado doméstico dos EUA. No caso das três principais companhias (American Airlines, Delta e United), mantêm seus grandes hubs em maior parte concentrados na conexão de passageiros. Enquanto isso, a Southwest opera um sistema mais voltado para point-to-point; no entanto, a Southwest não possui conexões de longa distância e nem parceiros internacionais.

A Moxy visa atender cidades de médio porte com suas confortáveis aeronaves e ainda oferecer conexões em vários lugares. A Moxy irá agitar o mercado ao operar vôos transatlânticos sem escalas entre as cidades secundárias nos principais pontos da Europa. O Airbus A220 pode definitivamente voar para a Europa Ocidental a partir de vários pontos importantes ao longo da costa leste dos EUA.

O Airbus A220

A Air Transport World informou que a Moxy irá receber seu primeiro Airbus A220 em abril de 2021. Essa data é daqui a menos de dois anos! Neeleman gostaria de ver o primeiro voo da Moxy ocorrer em maio de 2021.

O Airbus A220 era anteriormente conhecido como o Bombardier CSeries. A Airbus assumiu a participação majoritária no programa em 2017. Desde então, o A220 já registrou vários pedidos importantes.

O A220 difere de qualquer das tradicionais aeronave narrow-body. Em vez de oferecer seis assentos na classe econômica, o A220 tem cinco lugares, assim como MD-80 e 717. Para os passageiros, isso significa menos assentos do meio. Se você está curioso para saber como é estar um A220, confira em breve o nosso tour com o CEO da airBaltic.

 

No Geral

A Moxy deve iniciar seus voos em 2021. Com menos de dois anos, será interessante ver como as outras companhias aéreas americanas irão responder ao seu lançamento. Além disso, estaremos aguardando para ver quais serão as primeiras rotas em que a Moxy irá voar com os seus novíssimos Airbus A220.

A Moxy não será a única companhia aérea americana a operar o A220, no entanto. A Delta Air Lines foi a primeira operadora americana desta aeronave e ao que parece, temos por lá, uma forte propensão para isso.

A Delta é uma das muitas operadoras que compraram o popular Airbus A220. Foto: Delta News Hub via Flickr