12 estados dos Estados Unidos criaram uma legislação que tornam o tradicional aplauso, assim que o avião pousa, ilegal. Novas regras surgem logo após o aumento da pressão por parte das companhias aéreas e passageiros incomodados com o tal clássico gesto de alívio e prestígio.
“Um dos irmãos que estavam juntos em um voo, disse: “Não curto aplaudir porque quero que as pessoas saibam que sou um passageiro frequente, já acostumado, porém do meu lado uma pessoa aplaudiu, isso foi totalmente estúpido.”
O principal motivo não é em deixar os pilotos surpresos e facilmente orgulhosos por isso, pois em regra gerais estão bem acostumados em voar por meses sem serem apreciados pelo os seus queridos passageiros. Na Califórnia, os aplausos durante a aterrissagem já é punível com até dois anos de prisão. Fora dos EUA, outros países já estão também trabalhando em criações de leis como estas, porém é complicado: a Dinamarca por exemplo quer proibir completamente os aplausos, enquanto no Brasil a idéia geral é obrigar o passageiro a aplaudir a tripulação, pois geralmente se mostram bem apático e indiferentes quando o Co-piloto ou o comandante manda aquele pousão manteiga.
.
Ufa, pousamos!
O aplauso logo após o pouso é uma forma de alívio, dizem os cientistas, porém nem todos o apreciam. Um dos irmãos que estavam juntos em um voo, disse: “Não curto aplaudir porque quero que as pessoas saibam que sou um passageiro frequente, já acostumado, porém do meu lado uma pessoa aplaudiu, isso foi totalmente estúpido.
Não bata palmas sem conhecer as leis locais
O conselho é verificar as leis locais antes de fazer qualquer viagem aérea para evitar problemas com as autoridades.