Um avião da Pakistan International Airlines caiu em Karachi. O Airbus A320, que transportava 90 passageiros e oito tripulantes, estava a caminho de Lahore para o Aeroporto Internacional de Jinnah. O A320 caiu em uma área residencial, destruindo pelo menos cinco ou seis casas.

Um Airbus A320 da Pakistan International Airlines caiu em Karachi. Foto: Getty Images

Cinco casas destruídas

O Airbus A320 da Pakistan International Airlines (PIA), registrado pela AP-BLD, estava operando o voo PK8303 de Lahore para Karachi nesta tarde. A aeronave decolou no horário às 13:00 locais para o voo de uma hora e 45 minutos para Karachi.

Embora pareça que a maior parte do voo tenha ocorrido sem incidentes, a aeronave parece ter tido problemas ao se aproximar de Karachi. O Airbus A320 colidiu com uma área residencial perto do distrito de Colônia Modelo de Karachi. O Business Recorder relata que cinco casas e alguns veículos foram destruídos no acidente.

A aeronave destruiu casas em uma área residencial. Foto: Getty Images

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram edifícios destruídos, nuvens de fumaça e casas envolvidas em chamas. A BBC relata que os serviços de emergência estão presentes, e uma declaração da Inter-Services Public Relations (ISPR) disse que a Força de Reação Rápida do Exército e o Sindh Pakistan Rangers chegaram ao local para ajudar nos esforços de resgate.

O último relatório da Sky News sugere que haveria até 107 pessoas a bordo no total. Há rumores de que duas pessoas escaparam com vida. Um deles é o presidente do Banco de Punjab, Zafar Masud, que teria sido retirado dos destroços pela população local.

No entanto, também há relatos de vítimas no local. Seemin Jamali, diretor executivo do Hospital Jinnah, disse a Sky News que 17 corpos e seis feridos foram levados para a instalação até agora.

Surgiram filmagens de outras pessoas sendo resgatadas da cena. No entanto, não se sabe se eram passageiros do avião ou locais.

 

Relatórios de testemunhas

O AP-BLD é um Airbus A320-200 de 15 anos, alugado da GECAS pela PIA desde outubro de 2014. Anteriormente, voava para a China Eastern Airlines desde sua fabricação em 2004. A Gulf News afirma que os passageiros incluíam 51 homens, 31 mulheres e nove crianças. Uma testemunha disse à publicação que um motor estava pegando fogo antes do acidente, dizendo:

“Vi o avião da PIA com um motor pegando fogo e de repente houve uma explosão e a aeronave caiu nas casas da área. Pelo menos seis a oito casas estão em chamas, enquanto as equipes de resgate lutam para abrir caminho pelas as ruas estreitas para resgatar pessoas. ”

A testemunha Shakeel Ahmed disse à Sky News:

“O avião atingiu uma torre móvel e caiu sobre as casas”.

Um porta-voz da PIA, Abdullah H Khan, disse à publicação:

“A última coisa que ouvimos do piloto foi que ele teve algum problema técnico. Foi um acidente muito trágico. ”

As equipes de resgate vem trabalhando o dia todo. Foto: Getty Images

O que aconteceu?

Relatórios iniciais sugerem que o piloto tentou pousar, mas foi avisado pela torre que estava fora do curso. Depois de realizar uma inspeção, ele reportou ao controle que a aeronave tinha um problema técnico.

Uma gravação da conversa no rádio foi compartilhada na TV local do Paquistão. Nele, o piloto pode ser ouvido dizendo: “Perdi um motor, May day, May day, May day!”. A torre então informa que ambas as pistas estão disponíveis para pouso. Logo após, o contato é perdido.

Sobreviventes e mortes ainda não foram confirmados. Foto: Getty Images

Dawn relata que, por ordem do primeiro-ministro Imran Khan, todos os recursos do serviço de emergência foram mobilizados para comparecer ao local. A evacuação da área está em andamento. O chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão, o marechal Mujahid Anwar Khan, expressou suas condolências, dizendo:

“O PAF apoia a PIA neste momento difícil e estende o suporte total à Rescue Operation.”

Como seria de esperar, a Autoridade de Aviação Civil e o governo enfatizaram a necessidade de uma investigação completa. O ministro federal da Aviação, Ghulam Sarwar, informou que Dawn ordenou ao Conselho de Investigação de Acidentes de Aeronaves que conduzisse uma “investigação imediata” sobre o acidente.

Hoje foi o primeiro dia de férias no Paquistão no Eid, e muitas pessoas estavam viajando para visitar amigos e famílias. As cenas horríveis sugerem que a aeronave havia atravessado as casas no tentativa de pousar na rua.
É provável que demore algum tempo até que toda a extensão da situação seja de fato confirmada e, certamente, antes que a causa do acidente seja verificada.
Vai nossos sentimentos a todos que foram de alguma forma afetados por este infeliz e trágico evento de hoje.
Leandro Araujo.