Já me disseram isso uma vez, que o sucesso é o estudo do óbvio, que é simplesmente fazer o que deve ser feito, porém às vezes precisamos de alguém para nos lembrar e nos mostrar a maneira mais simples de chegar lá (eu disse mais simples e não mais fácil).
Aqui vão as quatro simples etapas para você encontrar o seu caminho e assim obter o sucesso que você jamais pôde imaginar:
1. Colecione Boas Idéias.
Caso você ouça uma boa ideia relacionada a saúde, capture-a e anote-a. Em uma noite fria de inverno ou uma agradável noite de verão, dê uma olhadinha no seu diário. Faça um mergulho de volta às idéias que por um modo, transformaram sua vida, as idéias que salvaram seu casamento, as idéias que o salvaram dos tempos difíceis, as idéias que o ajudaram a ter sucesso. Isso é valioso, folheei as páginas em que você reuniu todas as ideias ao longo dos anos, relembrando e lembrando de si mesmo. Portanto, seja um colecionador de boas idéias, de experiências, para o seu negócio, para o seu relacionamento, para o seu futuro.
É simplesmente desafiador ser um estudante de sua própria vida, do seu próprio futuro, do seu próprio destino. Não confie na sua memória. Quando você ouvir algo valioso, anote. Quando você se deparar com algo importante, anote. Aproveite o tempo para fazer anotações.
2. Tenha Bons Planos
Construir uma vida ou construir qualquer coisa, é simplesmente como planejar um voo; você precisa ter um plano com todos os mínimos detalhes. E como se você começasse a preencher um plano de voo e daí alguém aparece e te pergunta: “Para onde você está planejando voar?” Daí você coça a cabeça, olha pra pessoa e diz: “Não faço a mínima ideia”.
Eis aqui a grande questão: quando você deve começar a voar? Resposta: Assim que você já estiver com o seu plano de voo pronto, completo com todas a etapas especificadas e detalhadas.
Não comece o seu dia até que esteja tudo bem planejado – pelo menos, o esboço dele. Deixe algum espaço para os improvisos, deixe margens para as estratégias extras, porém termine o planejamento antes de você entrar em ação. Não comece a semana sem sequer ter um planejamento pronto. Se organize, e coloque seus planos em ação. O mesmo vale para os próximos meses – não deixe de iniciar um mês sem que tenha um plano em prática.
A grande ideia é: Não comece o ano sem que nada esteja anotado no papel. Planeje seu calendário.
A razão pela qual a maioria das pessoas enfrenta um futuro com ansiedade, é porque elas não criam metas, não tem planejamentos e nem muito memos sabem pra onde vão.
3. Dê um tempo para si mesmo
Leva tempo para construir uma carreira. Leva tempo para fazer alterações. Leva tempo para aprender, crescer, mudar, desenvolver e produzir. Leva tempo para se refinar. A curva da aprendizado ao longo da vida é não é curta e nem instantânea, deixe o imediatismo de lado, ao invés disso otimize o seu tempo para aprender mais, para iniciar algo novo e alcançar seus objetivos.
A vida não é apenas o passar do tempo. A vida é muito mais do que isso, é simplesmente a coleção fantástica de intensas experiências.
4. mude a si mesmo
Aprenda a encarar e resolver problemas – problemas profissionais, familiares, financeiros, emocionais. Qual a melhor maneira de lidar com todos esses desafios tão comuns em nossas vidas? Encarando-os como uma dura e árdua oportunidade de crescer. Altere, se necessário, modifique, se necessário, descarte uma ideia antiga.
O ensinamento mais marcante que meu professor me deu foi: “Leandro, se você mudar, tudo ao seu redor irá mudar também” Levei bastante isso a sério e, com certeza, quanto mais eu melhoro, tudo ao meu redor melhora também.
Você não pode alterar seu destino da noite para o dia, mas pode mudar de direção da noite para o dia.